Alerta da Defesa Civil para a chegada do ciclone nesta terça e quarta-feira


Que o estado do Rio Grande do Sul sempre teve temperaturas a menas, isso já é de conhecimento geral. Mas nessa terça-feira, os abrigos e cuidados ao sair para a rua devem ser triplicados.

Um ciclone extratropical no qual traz vento e frio, está se aproximando do oceano, com movimentação intensa no litoral sul, Leste e costa de Santa Catarina. 



Ainda com previsão de neve, chuva congelada e grande umidade, a Defesa Civil emitiu um alerta na tarde de ontem (16/05).
Confira abaixo 👇 :

"Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul e o Estado pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre a terça e a quarta-feira (18/5). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.

De acordo com a Sala de Situação, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra.

Na madrugada de quarta-feira (18/5), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta-feira (19/5).

O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3° na Serra e 9° na região da Campanha.

O subchefe de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, ressalta que "foram difundidas as informações aos agentes municipais de Defesa Civil, os quais vaõ dar a primeira resposta para os eventos de emergência e de calamidade". O Estado através da Defesa Civil Estadual está de prontidão para auxiliar nos casos necessários com as estruturas de Estado. 

A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos."

Ainda sim, após o intenso movimento das ondas nesta terça-feira, os cuidados devem prosseguir na madrugada da quarta-feira(18), pois o ciclone deve subir para a região de SC, com chances de grandes vendavais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Operação Choque e Ordem III na cidade de Uruguaiana

Imagens fortes: jogador de futebol é devorado por crocodilo

Homem de 50 anos morre após colidir em um caminhão